quinta-feira, 23 de abril de 2009

O modo Zen de viver.

“Nenhum de nós está só… O que exalamos, é inalado por outros.
A luz que brilha sobre mim, brilha sobre os meus vizinhos também.
Neste caminho tudo está ligado com todo o resto,
Neste caminho estou ligado com meus amigos, como também
com meus inimigos… Neste caminho não há diferenças
entre os meus amigos e eu… Neste caminho não há diferenças
entre os meus inimigos e eu…
Nenhum de nós está só.”

Fita K7 ouvida pelo Det. Charlie Crews - Life



Life é um seriado policial da NBC, estrelado por Damian Lewis, que interpreta o Det. Charlie Crews. Vale lembra que o ator fez o papel de Maj. Winter do Band of Brothers. Poderia ser mais outro seriado policial, mas Life é diferente e original.

"Charlie Crews passou os últimos doze anos na prisão, após ser condenado a prisão perpétua por triplo homicídio. Durante esse tempo, ele perdeu tudo que tinha, sua esposa, seus amigos e seus companheiros da polícia. Por ser um ex-policial ele passaria mais tempo no hospital do que em sua cela na prisão, então pediu para cumprir sua pena em uma pequena cela isolada durante 23 horas por dia, o que quase o fez enlouquecer. Mas um dia, Charlie encontrou no pátio um livro sobra a filosofia Zen e passou a lê-lo todos os dias mudando suas perspectivas de vida e entendendo que se essa seria a sua vida, ele a viveria. Mas uma advogada e depois amiga, conseguiu provar sua inocência e ele é reintegrado a sociedade, bem como à polícia e pode utilizar tudo o que aprendeu na cadeia para prender os bandidos e achar o verdadeiro assassino que o pôs atrás das grades." - sinopse da AXN, com pequenas mudanças.

Assisti, quase que direto, as duas temporadas e me diverti muito. Damian Lewis realmente sabe interpretar. Já curtia o trabalho dele em um papel mais sério e dramático no Band of Brothers, um dos meus seriados preferidos. Cheguei a assinar, na época, a HBO só para poder acompanhar a série. Agora, em Life, ele mostra que tem timing para boas tiradas e humor.

Um dos recursos para compor o personagem é sua relação com suas fitas K7 sobre a filosofia zen-budista e suas frases que mais parecem Kōans (provérbios, frases ou estórias). Li que realmente existem essas tais fitas e que elas pertencem a Alan Watts, um renomado filósofo e escritor britânico, que desenvolvia pesquisa sobre religiões e filosofias, tanto ocidentais quanto orientais.

E por coincidência, nestes últimos dias, tenho repensado em alguns aspectos bem "zens" da minha vida. Mas como diria Crews, nada é por acaso e tudo está conectado.

Nenhum comentário: